|

Líbia: terminais petrolíferos nas mãos de rebeldes

Importantes terminais petrolíferos da Líbia situados a leste da capital Trípoli estão sob o controle de rebeldes contrários ao líder Muamar Kadafi, disseram moradores de Benghazi que estão em contato com pessoas na região.
Os moradores disseram à Reuters nesta quinta-feira que os terminais de petróleo e produtos petrolíferos de Ras Lanuf e Marsa el Brega estão sendo protegidos.
Soliman Karim, um morador que está envolvido na administração da cidade de Benghazi, disse que continuam as exportações, fonte vital de receita do país membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Um segundo residente da cidade sugeriu que o fluxo de exportações pode ter sido prejudicado.
Não foi possível obter confirmação imediata das informações com pessoas que estão operando os terminais.
- Com relação a Ras Lanuf, o maior porto de exportação de petróleo, e El Brega, e dos gasodutos que vão do deserto para os portos(...) os revolucionários (anti-Gaddafi) tomaram controle deles - disse Karim, advogado de 65 anos que atua nos comitês criados para administrar Benghazi, agora que a cidade está fora do domínio de Kadafi.
- As exportações prosseguem como de costume, nos mesmos volumes acordados anteriormente - disse ele, informando que suas fontes são pessoas da área onde os opositores estão no comando.
- Os revolucionários estão protegendo essas áreas, porque são áreas vitais. Não queremos que sejam sabotadas e não queremos parar de exportar óleo - acrescentou Karim.

Por O Globo