|

Máfia dos cartões vive de luxo e farra

Quatorze pessoas foram presas, ontem de manhã, acusadas de envolvimento em fraudes bancárias no Pará. Os acusados foram encaminhados a Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), onde foram autuados pelos crimes de formação de quadrilha, estelionato e receptação. Os integrantes da quadrilha efetuavam compras com cartões bancários roubados, que eram utilizados na aquisição de artigos de luxo, como eletroeletrônicos, roupas de marcas famosas e farras em bares da cidade. Diante da reclamação dos clientes, os bancos procuraram a polícia para denunciar o caso.
A quadrilha agia nos Estados do Pará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Amapá. Os criminosos tinham acesso aos cartões bancários por meio de dois carteiros, que também foram presos e responderão pelo crime de peculato. Durante a prisão dos acusados, a polícia apreendeu três veículos, aparelhos eletroeletrônicos, material de informática, passagens aéreas e cartões de crédito. A Polícia Civil vinha investigando a quadrilha, após denúncias de quatro instituições bancárias da capital. "As investigações iniciaram há três meses, logo após tomarmos conhecimento sobre a ação da quadrilha. Os cartões de crédito eram desviados pelos dois funcionários dos Correios que faziam parte do esquema. A fraude deixou um prejuízo de quase R$ 1 milhão só em uma instituição bancária, pois os fraudadores faziam gastos absurdos.", explicou a delegada Beatriz Silveira, titular da Delegacia de Crimes Tecnológicos.

Segundo ela, parte dos produtos apreendidos em poder da quadrilha estava guardado em um estabelecimento comercial localizado no bairro do Marco. "No interior do restaurante ‘Espeto’", na Duque de Caxias, encontramos uma grande quantidade de material utilizado pela quadrilha. Esse local pode ter sido usado para lavagem de dinheiro e era o espaço onde o grupo se reunia em festas de luxo. O grupo gastava até R$ 3 mil em uma noite só em farras em bares. Uma das mulheres da quadrilha, inclusive, foi presa em um condomínio de luxo localizado na rodovia Augusto Montenegro", contou a delegada.

Por Portal ORM