Kassab começa busca de assinaturas para criar novo partido
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, começou na manhã deste domingo (20), em Salvador, a coleta de assinatuas para a criação de um novo partido, chamado Partido Social Democrático (PSD).
Na última sexta-feira (18), o prefeito definiu com o vice-governador Guilherme Afif Domingos o desligamento de ambos do DEM, segundo nota divulgada pela assessoria de Kassab.
Em um discurso para políticos da região, Kassab e o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, destacaram o caráter democrático e flexível da nova agremiação. Eles ainda afirmaram que uma cláusula do estatuto dará ao filiado amplo direito de se desfiliar quando desejar. Kassab tranquilizou aqueles que temem deixar seus atuais partidos e ficarem impedidos de participar do processo eleitoral em 2012. "Não há riscos, estamos nos organizando para conseguir as assinaturas necessárias e consolidar juridicamente o partido", garantiu.
Kassab ainda negou que a fundação da nova sigla esteja atrelada a pretensões eleitorais pessoais. "Sou candidato a ser um bom prefeito de São Paulo", disse.
Mobilização
Kassab e seus aliados já agendaram outros nove atos para coleta de assinaturas nos estados de São Paulo, Amazonas, Acre, Alagoas, Goiás, Tocantins, Roraima, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Kassab acredita que até julho o PSD estará formalizado.
Na Bahia, o grupo de Kassab já conta com quadros históricos do Democratas, originários do extinto PFL, como o deputado federal e primo do deputado federal ACM Neto, Paulo Magalhães, e o deputado estadual Gildásio Penedo, um dos nomes que mais fortemente faziam oposição ao governo Wagner até o ano passado.
Por G1