|

Otan assume controle militar de todas as operações na Líbia

A Otan decidiu neste domingo (27) assumir as operações de proteção da população civil líbia, o que implica a direção dos ataques contra alvos terrestres, segundo anunciou um funcionário da organização. Os 28 membros da Aliança fecharam um acordo para que a Otan implemente todos os aspectos da resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU para proteger os civis e as zonas povoadas das ameaças de ataques por parte do regime de Muammar Khadafi.
A decisão, tomada neste domingo pelos embaixadores dos países-membros da organização, supõe que a Aliança Atlântica controlará todas as operações militares em torno de Líbia. A Otan já havia aceitado fazer a manutenção da zona de exclusão aérea, e antes tinha concordado vigiar com uma operação naval o cumprimento do embargo de armas, também por conta de un mandato das Nações Unidas.
Até agora, a vigilância da zona de exclusão aérea e a proteção da população civil esteve a cargo de uma coalizão de países voluntários liderada pela França, Reino Unido e Estados Unidos. O tenente-general Charles Bouchard, da Força Aérea canadense, será o responsável das operações da Otan na Líbia. Bouchard é atualmente o chefe adjunto do Comando Aliado Conjunto de Nápoles, de onde se dirigem as ações no país norte-africano.

Por Época