Shogun é castigado e perde o cinturão para Jon Jones
Muitos apostavam na vitória de Mauricio Shogun Rua sobre Jon Jones no UFC 128. Outros tantos tinham Jones como favorito. Mas o americano não deu chances ao brasileiro, que foi nocauteado no terceiro round no octógono do Prudential Center, em Nova Jersey na madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília).
Jon Jones começou a luta indo para cima de Mauricio Shogun, com joelhadas e chutes. Com 30 segundos, levou a luta para o chão com facilidade, mas o brasileiro respondeu com uma tentativa de triângulo que quase funcionou. Por cima, "Bones" Jones buscava colocar em prática seu eficiente ground and pound, mas, depois de muitos golpes, Shogun conseguiu se levantar.
Com 1:30 para o fim do primeiro round, Shogun não conseguia mostrar reação e seguia apanhando da revelação americana. Em uma das raras chances de atacar, Shogun tentou ir nas pernas do adversário, mas não conseguiu realizar o movimento e foi para o córner em desvantagem.
No segundo round, Shogun tentou ir para cima, mas Jones respondeu com uma cotovelada giratória, caracterísca dele. O brasileiro buscava a trocação e, quando tentou ir nas pernas, foi derrubado novamente. Era difícil se livrar do ágil americano, que castigou Shogun Rua com suas cotoveladas até o fim do assalto.
No terceiro round Shogun precisava ir para o tudo ou nada. Mesmo assim, foi dominado no chão, ficando por baixo do americano a maior parte do tempo, novamente levando diversos golpes. Até que depois de uma sequência violenta de Jones e uma joelhada certeira, o árbitro resolveu encerrar a luta. Jon Jones é o novo dono do cinturão da categoria meio pesado.
Por SRZD