|

Presidente da Colômbia comparou Chávez com Hitler, revela WikiLeaks

O ex-presidente colombiano Álvaro Uribe, em conversa com uma delegação do Congresso dos Estados Unidos em 2007, comparou o presidente venezuelano, Hugo Chávez, com Adolf Hitler, segundo relatou um documento diplomático divulgado pelo WikiLeaks e publicado pelo jornal colombiano "El Espectador".
A comparação foi feita por Uribe em 28 de novembro de 2007 e relatada em uma mensagem enviada a Washington pelo então embaixador americano na Colômbia, William Brownfield, indica o jornal.
Chávez, além de ter um suposto plano expansionista do "socialismo do século 21", "podia ser comparado como ameaça para os países latino-americanos ao ditador Adolf Hitler para a Europa", teria afirmado Uribe, segundo o documento.
Essa declaração foi feita por Uribe a um grupo de congressistas dos Estados Unidos presentes em Bogotá, depois que o líder colombiano afastou Chávez como mediador para o processo de libertação de reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), no mesmo ano.
O "El Espectador" acrescenta que Uribe tentou buscar apoio de vários presidentes latino-americanos sem encontrar respaldo e concluiu que Chávez estava "tentando criar um império pessoal que violava os valores democráticos sobre os quais seu governo estava fundado".
No entanto, Uribe mencionou que tinha a sensação de que o presidente do Equador, Rafael Correa, "queria se afastar" do extremo radicalismo venezuelano, acrescenta a versão.
Antes de interromper a mediação de Chávez junto às Farc, foi divulgado na época que o presidente venezuelano havia telefonado para o chefe do Exército colombiano, general Mario Montoya, o que teria incomodado Uribe e o levado a tomar a decisão.
Além disso, as declarações de Chávez sobre uma suposta permissão que Uribe teria concedido para que se reunisse com o então chefe das Farc, Pedro Antonio Marín, conhecido como "Manuel Marulanda Vélez" ou "Tirofijo", forçaram o líder colombiano a afastar o venezuelano da mediação pelos reféns.

Por Folha