|

Djokovic bate francês e dá primeiro passo rumo ao topo em Wimbledon

Foi como se a série de 43 vitórias nunca tivesse acabado. Jogando o mesmo tênis brilhante de antes da derrota em Roland Garros, Novak Djokovic estreou em Wimbledon com uma atuação maiúscula. Por 6/4, 6/1 e 6/1, o número 2 do mundo derrotou o francês Jeremy Chardy (54 do mundo) e avançou à segunda rodada do Grand Slam britânico.
O triunfo desta terça-feira foi o primeiro passo de Nole em Londres rumo à liderança do ranking mundial. Caso alcance a final, Djokovic ultrapassará Rafael Nadal e se tornará o novo número 1 do ranking da ATP. Ele agora precisa de mais cinco triunfos para chegar ao topo. Seu próximo rival será o vencedor do jogo entre o sul-africano Kevin Anderson e o ucraniano Illya Marchenko.
Diante de Chardy, Djokovic se mostrou melhor em quadra desde os primeiros games. O sérvio só demorou a abrir vantagem porque o oponente sacava bem e dava poucas chances em seu serviço. No nono game, o francês, enfim, vacilou. Levou uma passada quando tinha o game point e, depois, jogou uma esquerda na rede. Djokovic aproveitou a oportunidade, conseguiu a quebra e fechou o set inicial pouco depois, por 6/4.
A parcial perdida abalou Chardy, enquanto Nole passou a se impor mais nas devoluções. O número 2 do mundo quebrou o serviço do oponente já no primeiro game e disparou na frente, com outra quebra no terceiro. Com uma dupla falta no sétimo game, Chardy perdeu novamente um game de serviço, deixando Djokovic abrir 2 sets a 0.
O ritmo do jogo não mudou, e Chardy não conseguiu incomodar o sérvio em momento algum. O número 2 do mundo começou a parcial quebrando o saque do rival e, em seguida, abrindo 3 a 0. Não houve como Chardy reagir, e Djokovic fechou o jogo sem drama.

Tisparevic, Davydenko e Cilic se despedem

A terça-feira em Wimbledon também teve cabeças de chave eliminados. Foi o caso Janko Tipsarevic, que abandonou seu jogo quando perdia por 7/5 e 3/1 para o croata Ivo Karlovic. O sérvio sofreu uma lesão na coxa no último sábado, na final do ATP 250 de Eastbourne, e não estava com 100% de condições físicas quando entrou em quadra.
O ex-top 10 Nikolay Davydenko também deu adeus na primeira rodada. O tenista russo, cabeça de chave 29 em Londres, foi superado pelo australiano Bernard Tome por 7/5, 6/3 e 7/5. O croata Marin Cilic, 27º pré-favorito, acabou abatido pelo compatriota Ivan Ljubicic: 7/6(2), 3/6, 6/3 e 6/4.
Dois cabeças de chave escaparam de eliminações precoces: David Ferir, que bateu o francês Benoit Paire por triplo 6/4, e Marcos Baghdatis, que venceu James Blake em cinco sets: 6/4, 6/2, 6/7(5), 4/6 e 6/4. Depois de vencer as duas primeiras parciais, o tenista do Chipre esteve uma quebra atrás do americano no último set e conseguiu uma impressionante virada.
Por SporTV