|

Justiça aceita nova denúncia contra dirigentes da Sanasa

A Justiça de Campinas aceitou na quarta-feira (15) denúncia do Ministério Público contra cinco dirigentes da Sanasa (empresa mista de saneamento da cidade) por uso de dinheiro público em benefício próprio.
Entre os acusados está o atual presidente da empresa, Lauro Péricles Gonçalves, a diretora administrativa e financeira, Maria de Fátima Tolentino e o procurador jurídico, Carlos Roberto Cavagioni Filho.
Segundo os promotores, eles contrataram, com dinheiro da empresa, um escritório de advocacia para representá-los numa investigação de desvio de verbas públicas.
Desde 2009, o Ministério Público apura fraudes em licitações realizadas por um grupo de empresários em três Estados.
Em Campinas, o principal foco, segundo os promotores, é a Sanasa. Em janeiro deste ano o ex-presidente da empresa, Luiz Castrillon de Aquino, optou pela delação premiada e revelou detalhes do suposto esquema de corrupção.
Segundo Aquino, a primeira-dama da cidade e ex-chefe de gabinete, Rosely Nassim Santos, comandava um grupo que escolhia as empresas que venciam licitações e depois cobrava propina em troca dos contratos. Ela nega envolvimento em fraudes.
Na semana passada, a investigação desse suposto esquema levou à denúncia de 22 pessoas, incluindo a primeira-dama, membros da administração e empresários.
Com receio das consequências da investigação, os dirigentes da Sanasa contrataram o escritório de advocacia sem licitação.
A assessoria de imprensa da companhia de saneamento afirmou que a contratação "está fundamentada na legislação vigente" e que a quantia paga já foi devolvida e as parcelas restantes, suspensas.
Sobre os acusados, disse que eles irão propor as medidas cabíveis para reverter as denúncias. Os cinco continuam trabalhando normalmente, segundo a assessoria, "uma vez que o processo está em andamento".
A reportagem não conseguiu falar diretamente com os diretores da Sanasa.

Por Folha