|

Corpo de Itamar é cremado; 4.000 participam de velório em BH

O corpo do senador Itamar Franco (PPS) foi cremado na tarde desta segunda-feira em Contagem (MG), em uma cerimônia restrita à família e amigos.
Antes, foi velado no Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro, em Belo Horizonte, onde 4.000 pessoas, segundo a Polícia Militar, prestaram homenagem ao parlamentar, que foi presidente da República. Em Juiz de Fora, o corpo foi velado durante todo o domingo e a madrugada de hoje, na Câmara Municipal da cidade.
Em BH, após um cortejo por cerca de 15 km pelas ruas da capital mineira, o corpo do presidente chegou ao palácio conduzido por militares do Exército, da Aeronáutica e da Polícia Militar ao som da música "Oh!, Minas Gerais".
As autoridades que acompanharam a chegada do caixão, coberto com as bandeiras do Brasil e de Minas, jogaram pétalas de rosas para homenagear Itamar. O caixão foi recebido pelo governador Antonio Anastasia (PSDB) e pelo senador Aécio Neves (PSDB), que estava emocionado.
Por conta do mau tempo em Juiz de Fora e o fechamento do aeroporto da cidade, o corpo saiu do local às 8h57, com uma hora de atraso, e chegou em BH por volta das 10h35.
O senador morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral na manhã de anteontem. Itamar estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, quando foi diagnosticado com leucemia. Depois, contraiu uma pneumonia.
Eleito senador pelo PPS de Minas Gerais no ano passado, Itamar estava licenciado do cargo desde que foi internado, em maio deste ano.
Itamar, que completou 81 anos no último dia 28 de junho, assumiu a Presidência após a renúncia de Fernando Collor de Mello. Ele também governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003 e foi eleito senador no ano passado, com 5.125.455 votos.

Por Folha