|

Fãs usam redes sociais para trazer 'Foo Fighters' ao Brasil

Há dois dias um grupo cada vez maior de fãs do Foo Fighters começou a aderir a uma ideia maluca. Tudo começou como uma brincadeira, mas quando o publicitário Rafael Ziggy viu que mais de 32 mil pessoas tinham "curtido" a sua ideia de trazer a banda ao Brasil com uma grande vaquinha de R$ 50 por fã, ele achou que o projeto poderia dar frutos. Para quem acha a missão impossível, uma informação importante: um dos caras que confirmou presença no evento do Facebok é gerente da turnê.
A ideia surgiu quando Rafael conversava com amigos sobre o desejo de assistir a uma apresentação do grupo de Dave Ghrol. A última (e única) vez que a banda esteve no Brasil foi no Rock in Rio III, em 2001, quando Dave comemorou seu aniversário no palco num dos melhores dias do festival. Também tocaram naquele 13 de janeiro Barão Vermelho, Cássia Eller, Beck e REM.
"A gente estava conversando sobre essas especulações de vem ou não vem. Então pensei, vamos jogar no Facebook para ver até onde pode ir? Joguei e só convidei meus amigos. E a partir disso o negócio tomou corpo sozinho", conta.
Rafael não tem experiência na produção de shows, mas como trabalha com publicidade, tem contatos e já começou a sondar os custos do projeto. Segundo ele, o cachê da banda deve girar em torno de US$ 700 mil, mas eles ainda não foram a fundo nessas informações, pois ainda esperam os músicos se pronunciarem sobre o desafio. "Nesse primeiro momento a gente viu que o negócio bombou. Quatro sites de crowdfunding já entraram em contato para fazer a arrecadação. Mas por por enquanto estamos esperando a confirmação da banda."
Para chamar a atenção de Dave Grohl, Nate Mendel, Taylor Hawkins, Chris Shiflett e Pat Smear, Rafael e os amigos criaram um site e uma conta no Twitter, além da página no Facebook. No site há uma carta aberta para amolecer o corações dos membros do Foo Fighters. "Faz um tempo desde seu último show no Brasil — 10 anos? Gente, é muito tempo! Alguns de seus fãs realmente sentem a sua falta por aqui e outros nunca tiveram a chance de ver um concerto ao vivo".
Além da grana, é preciso também arrumar um espaço na agenda da banda para a longa viagem ao Brasil. Pelas informações do site oficial do Foo Fighters, eles teriam datas disponíveis no final de julho, após três shows na Europa. Em agosto e setembro eles alternam apresentações nos EUA e na Europa e em novembro voltam a ter um espaço aberto, mas nesse mês haveria competição com o Planeta Terra e o show do Pearl Jam. A data mais provável, portanto, seria no início de 2012, quando já há especulações de que o Foo Fighters venha ao país, talvez para o Lollapalooza.
Quem quiser ajudar o projeto deve compartilhar o evento no Facebook e enviar pelo Twitter a mensagem "Hey @Foofighters, you should go to Brazil: #ff50pila http://heyfoofighters.co". Também vale falar com os amigos no bar, durante o show no Circo Voador, no almoço de família, no calçadão da praia (difícil nesse frio...), etc...

Por O Globo