|

Especialista diz ter descoberto graves falhas de segurança no Android

Um especialista em segurança de smartphones afirma ter descoberto graves falhas de segurança no sistema operacional Android, da Google.
Riley Hassell, que causou tumulto ao cancelar sua aparição em uma conferência de hackers na semana passada, disse que ele e seu colega Shane Macaulay decidiram não divulgar sua pesquisa temendo que criminosos usassem a informação para atacar telefones Android.
- Quando você divulga uma ameaça e não há uma correção pronta, você causa tumulto - disse Hassell, fundador da firma de segurança Labs Privateer.
Hassell disse que ele e Macaulay alertaram a Google para as falhas de software descobertas. Jay Nancarrow, porta-voz do Google, disse que especialistas em segurança do sistema Android debateram a pesquisa com o próprio Hassell e estão convencidos de que nenhuma falha foi descoberta.
- Os bugs identificados não estão presentes no Android - disse ele, sem dar mais detalhes.
Foi a primeira explicação pública sobre o cancelamento da apresentação de Hassell e Macaulay na conferência Black Hat, o maior encontro anual da comunidade hacker, que ocorre em Las Vegas. Centenas de pessoas que lotaram uma sala de conferências à espera da apresentação dos dois ficaram frustrados.
Hassell disse na noite de quinta-feira que a dupla soube no último minuto que sua pesquisa pode ter replicado descobertas já publicadas em outros trabalhos. Segundo o especialista, eles queriam ter certeza disso antes de divulgar a pesquisa.
- Foi uma escolha que fizemos, para evitar uma janela de risco inaceitável para consumidores em todo o mundo e para garantir o crédito a outros pesquisadores caso fosse necessário - disse ele.

Por O Globo