|

Artilheiro marca, Universidad de Chile bate LDU e fica perto do título

Mesmo com a altitude de Quito, os sustos dados pelo goleiro Johnny Herrera e a torcida contra, a Universidad de Chile confirmou seu favoritismo e deu mais um passo rumo ao título da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, a equipe venceu a LDU fora de casa por 1 a 0, com gol do artilheiro Vargas, precisando apenas de um empate no confronto de volta para confirmar a conquista.
Desta forma, o time chileno, que eliminou o Vasco na semifinal, chega a 33 jogos sem derrota na temporada. O desempenho impressionante é refletido pelo atacante Vargas, incansável em campo e decisivo na frente. Ele definiu a vitória com gol aos 43min do primeiro tempo, quando recebeu excelente passe de Marcelo Díaz e interceptou a bola na diagonal já driblando o goleiro Domínguez para marcar seu nono gol - é o artilheiro isolado da competição.
A Universidad de Chile foi bem até o início do segundo tempo. Depois, começou a demonstrar cansaço, provavelmente por conta dos quase 3 mil metros acima do nível do mar. A LDU pressionou e desperdiçou grandes oportunidades. Algumas delas foram providenciadas pelas saídas estabanadas do goleiro Johnny Herrera, que atuou no Corinthians e assustou os chilenos nesta quinta-feira.
Aos 23min do segundo tempo, por exemplo, o goleiro tentou cortar cruzamento, mas errou a bola. Hernan Barcos ficou com a sobra dentro da área, cortou a marcação e bateu de esquerda, mas pegou forte demais e mandou por cima. Outra grande chance veio aos 34min, com cabeçada de Hidalgo em cruzamento de Bolaños. Herrera tentou a defesa, mas Rojas desviou antes e afastou o perigo.
A melhor oportunidade de gol, no entanto, surgiu para a LDU ainda no primeiro tempo, pouco antes de Vargas balançar as redes. Aos 41min, Ezequiel González cruzou da direita e Hernan Barcos teve a chance de, na pequena área, completar para o gol. Mas a bola pegou na canela e passou por cima. O time vai precisar treinar mais finalização se quiser conquistar o título da Copa Sul-Americana e a consequente vaga à Copa Libertadores.
A partida de volta da decisão está marcada para a próxima quarta-feira, no Estádio Nacional, em Santiago, no Chile. Às 22h15 (de Brasília), a Universidad de Chile poderá até empatar para conquistar o título. Se a LDU vencer por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

Por Terra