|

Euro 2012 tem vida fácil para Espanha e grupo da morte

Foram sorteados nesta sexta-feira, em Kiev, as chaves da Eurocopa 2012. Atual campeã da competição, a Espanha não caiu em um temido “grupo da morte” e vai encarar Irlanda, Croácia e Itália na primeira fase. O GLOBOESPORTE.COM vai transmitir ao vivo todas as partidas do torneio, que tem início no dia 8 de junho do ano que vem com o confronto entre Polônia e Grécia, em Varsóvia.
Por outro lado, a chave mais complicada acabou sendo a da atual vice-campeã mundial, Holanda. Os algozes do Brasil na África do Sul terão pela frente nada mais, nada menos do que Portugal e Alemanha, além da Dinamarca.
Enquanto isso, a Polônia, uma das anfitriãs do torneio ao lado da Ucrânia, não vai encarar nenhum bicho papão no já chamado “grupo da vida” (no papel, seria o oposto do "grupo da morte"). Os donos da casa, que estão na chave A, enfrentam Rússia, República Tcheca, além dos gregos na estreia da competição.
Os franceses, que com um coeficiente ruim ficaram no pote 4 do sorteio ao lado de seleções mais fracas, acabaram caindo no Grupo D ao lado da coanfitriã Ucrânia, Suécia e Inglaterra, que não contará com o craque Wayne Rooney na primeira fase.
O astro do Manchester United foi suspenso pela Uefa por três jogos por ter agredido o zagueiro Miodrag Dzudovic, de Montenegro, durante um duelo entre as duas seleções pelas eliminatórias da Euro em outubro.
 
Craques do passado marcam presença


O sorteio, realizado no Palácio das Artes na capital ucraniana, foi precedido por um show de uma cantora local. Logo depois, um jogador de cada seleção que já levou um título da Eurocopa subiu ao palco para ser homenageado – cada qual trazendo nas mãos a bola usada na época das conquistas - e, também, participar do sorteio.
Entre os craques do passado, nomes como Zidane (campeão com a França em 2000), Van Basten (campeão com a Holanda em 1988) e Antonin Panenka (campeão com a antiga Tchecoslováquia em 1976 e famoso por ter inventado a "cavadinha") marcaram presença.
E não só lendas do futebol participaram da cerimônia. O ex-atleta ucraniano Serguei Bubka, medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos de 1988, foi o responsável por apresentar a bola oficial da Euro 2012.
 
Última edição com 16 seleções
 
A edição de 2012 será a última Eurocopa com 16 seleções, já que o presidente da Uefa, Michel Platini, implantou o aumento para 24 federações em 2016, na França.
A competição terá início no dia 8 de junho, em partida da anfitriã Polônia, no Estádio Nacional, em Varsóvia, diante da Grécia. Duas equipes de cada chave se classificarão para as quartas de final, disputadas entre 21 e 24. A grande decisão está marcada para 1º de julho no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.
 
Por GloboEsporte.com