|

Chuvas deixam todo norte-noroeste do RJ em alerta máximo

O Instituto Estadual do Ambiente colocou todos os nove municípios do norte-nororeste do Estado do Rio em alerta máximo, no final da tarde deste domingo, depois que chuvas da madrugada elevaram o volume de água do rio Muriaé na altura de Itaperuna.
Mais cedo, apenas cinco municípios haviam entrado em estado de alerta máximo. Ao todo os nove municípios somam cerca de 11 mil desalojados e 2 mil desabrigados, informou o coronel. Itaperuna foi a cidade mais atingida pela enchente na região e já contabiliza 5.000 desalojados e 106 desabrigados, segundo informou o coordenador de Defesa Civil no noroeste fluminense, coronel Douglas Paulich.
Estão sob alerta máximo para enchentes Campos, Bom Jesus do Itabapoana, Santo Antônio de Pádua, Natividade, Porciúncula, Italva, Cardoso Moreira, Itaperuna e Laje do Muriaé.
De acordo com Paulich, essa segunda enchente deverá ter escoamento mais rápido do que a primeira --que levou cinco dias para ter o nível de água reduzido nas ruas das cidades--, já que o rio Paraíba do Sul não voltou a encher nesse domingo.
"Nosso maior medo agora é em relação a deslizamentos, a água deve escoar em algumas horas se não chover mais", informou o coronel.
Um deslizamento em Natividade deixou um homem com ferimentos leves e a queda de duas barreiras em duas estradas interromperam a ligação entre os municípios de Campos dos Goytacazes e Cardoso Moreira.

Por Folha