|

Papa nomeia 22 cardeais, entre eles, um brasileiro

O papa Bento XVI celebrou neste sábado (18) na Basílica de São Pedro do Vaticano o quarto consistório de seu Pontificado para nomear 22 novos cardeais, entre eles o brasileiro João Braz de Aviz, de 64 anos. Milhares de pessoas estiveram presentes na cerimônia, muitas delas provenientes das nações de origem dos cardeais.
Dos 22 novos cardeais, 18 têm menos de 80 anos, por isso poderão participar de um eventual conclave para escolher o papa. Os outros quatros são octogenários, e segundo a norma vaticana, não podem entrar na Capela Sistina - lugar dos conclaves - para escolher o pontífice, mas podem ser escolhidos.
Dos 18 eleitores, 12 são europeus, um latino-americano, três norte-americanos e dois asiáticos. Dos 12 europeus eleitores, sete são italianos, o que representa uma potencialização da igreja italiana, que tem o maior número de cardeais no mundo, com um total de 52, 30 deles eleitores. Após a Itália, os Estados Unidos possuem 19 cardeais (12 eleitores), seguidos pela Espanha com 10 (cinco eleitores), Brasil também com 10 (seis eleitores) e França com 9 (quatro eleitores).
Com essas nomeações, o Colégio Cardinalício fica formado por 214 cardeais, dos quais 125 podem participar em um eventual Conclave para a escolha do papa.
Devido ao número elevado número de cardeais e às poucas vagas nas monumentais igrejas da Roma antiga, o pontífice teve que recorrer às igrejas e diaconias da periferia da capital. João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, recebeu a diaconia de Santa Elena, em Prenestina, na zona leste. O brasileiro comandou, antes de ir para a Itália, a Arquidiocese de Brasília. Atualmente, é arcebispo-emérito de Brasília.
Com os novos cardeais, a igreja europeia amplia seu peso no Colégio Cardinalício, onde passa a ter 119 membros. A América Latina continua sendo a segunda colocada, agora com 32 cardeais, seguida pela América do Norte, com 22, Ásia com 20, África com 17 e Oceania com quatro.
No domingo, Bento XVI realizará uma missa solene com os novos cardeais.

Por Época