|

Parentes, amigos e fãs se despedem de Chico Anysio

Parentes, amigos e fãs se despedem de Chico Anysio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no centro da cidade, neste sábado (24). O corpo do humorista, que morreu na sexta-feira (23), chegou por volta das 6h30, e os fãs já se aglomeravam do lado de fora, esperando que o local fosse liberado para todo o público, o que ocorreu pouco das 13 horas.
A primeira parte do velório foi aberta apenas para familiares e amigos. Os primeiros a chegar foram os atores Bruno Mazzeo e Nizo Neto, dois dos oito filhos do humorista. Pela manhã, a viúva de Chico Anysio, a empresária Malga Di Paula escreveu no Twitter: "A dor é dilacerante..." Durante os mais de três meses em que Chico Anysio esteve internado, Malga esteve ao lado do marido e falava sobre a batalha do marido na rede social. Na noite de sexta, ela colocou a primeira mensagem após a morte de Chico: "Aprox.15 hrs d hj os refletores do céu foram ligados... O Show d Chico Anysio estava para começar. A platéia??? Os anjos aplaudindo em pé..." Malga foi a sexta mulher de Chico Anysio. Os dois viviam juntos desde 1998.
No início da tarde, a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, com quem o humorista foi casado por seis anos, de 1991 a 1997, chegou ao velório com os dois filhos do casal. "Meus filhos precisam de um tempo com o pai", disse. A família mora nos Estados Unidos.
O ator Milton Gonçalves, um dos vários artistas que foram ao Municipal, descreveu Chico Anysio como uma pessoa tranquila, sem estrelismo. “Um ser humano que fazia humor de maneira muito boa e é uma pena que ele tenha ido”, disse. O ator Paulo César Grande disse que Chico foi um dos maiores humoristas do país. “[Pessoa] maravilhosa que fez tudo de maravilhoso e nós vamos relembrá-lo sempre através dos videoteipes da vida”.
A atriz Cláudia Mauro – cuja carreira foi lançada na Escolinha do Professor Raimundo (programa comandado por Chico Anysio, na Rede Globo, na década de 1990) – disse que foi um privilégio conviver com o humorista. “[Ele] é meu padrinho, que me levou para a televisão. Uma das pessoas mais incríveis e mais generosas que eu já conheci. Aprendi muito com ele e levo no meu coração toda a experiência que eu vivi com ele.” O ator David Pinheiro, que interpretava o personagem Armando Volta e que usava o bordão “Sambarilove”, na Escolinha do Professor Raimundo, disse que Chico foi mais do que um ator, um comediante. “'Sambarilove' Chico. Meu querido, meu amor, vai com Deus. Muito obrigado por tudo. Descanse em paz.”
O cantor e compositor Juca Chaves, amigo pessoal de Chico durante décadas, fez uma crítica pelo em tempo que o humorista ficou fora da televisão, com a retirada do ar do programa Escolinha do Professor Raimundo. “É uma pena. Não vamos ter outro, muito difícil”, disse. “Um profissional que não atrasa, que cumpre as negociações e um cara de talento eclético e bom amigo.”

Por Época