|

PT tem 'grande tropa organizada' no Twitter, diz Serra

Pré-candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, o ex-governador José Serra reconheceu nesta sexta-feira (16) que o Twitter é um instrumento de política ao comentar a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o uso eleitoral do microblog.
Segundo a Corte, o microblog não pode ser usado antes do início oficial da campanha eleitoral, dia 6 de julho, com o intuito de pedir votos ou promover candidaturas.
"Sobretudo, quando é um trabalho organizado, como existe. Do lado do PT, eles têm uma grande tropa organizada", afirmou Serra após visitar o MAC-USP, no espaço onde funcionava o Detran-SP, no Ibirapuera (zona sul), acompanhado de dirigentes tucanos, entre eles Andrea Matarazzo e Bruno Covas.
Questionado se mudaria sua forma de usar a ferramenta, Serra disse que, por enquanto, não é candidato para ter cautela ao usar a rede social.
Por 4 votos a 3, o TSE entendeu ontem que o microblog é um local de propaganda eleitoral efetiva, onde prevalecem as regras válidas para outros meios de comunicação, como o rádio e a televisão.
"Não posso ser a favor [da decisão] sem saber qual é essa regulamentação. Isso precisa ser examinado", disse.
O pré-candidato afirmou ainda ter dúvidas sobre a decisão do TSE. "Vale para o candidato. E para o amigo do candidato, o partido do candidato, os jornalistas?", questionou. "Se alguém manda que eu sou um bom candidato, posso retuitar ou não? Como vão regulamentar isso? E os blogs, Facebook, como ficam?"
O tucano ressaltou que não é o prefeito que vai normatizar o tema. "Mas, como prefeito, vou continuar tendo Twitter."

VICE

Serra disputa com José Aníbal e Ricardo Tripoli a indicação do PSDB para concorrer à Prefeitura de São Paulo. As prévias do partido acontecem no sábado (24).
Sobre os nomes indicados pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD) para vice numa eventual chapa com Serra candidato, o tucano afirmou não ter preferência. "São bons nomes, é uma questão para mais adiante."
Kassab sugeriu nomes como o do presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Ricardo Patah (PSD); da vice-prefeita Alda Marco Antônio (PSD); do secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider (PSD); e do secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge (PV).
 
ALIANÇAS
 
Serra afirmou que o PSDB tem mantido "contatos múltiplos" sobre alianças, mas destacou que o tema não é para ser debatido publicamente.
O tucano disse, no entanto, que seu partido tem relações amistosas com o PDT-SP, PSB, PV e, através de Kassab, também com o PC do B.

Por Folha