|

Renan Filho cancela contrato com empresa ligada a neto de Sarney

O deputado Renan Filho (PMDB-AL) informou nesta terça-feira (13) que vai cancelar o contrato com a Metagov Comunicação, empresa ligada a um neto do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
É o terceiro parlamentar a tomar esta decisão depois de a Folha revelar que Gabriel Sarney cuida da área de "inteligência política" da Metagov. "Em nome da transparência, mesmo não considerando ilegal, decidi cancelar', disse Renan Filho, filho do senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Gabriel, 24, é neto de José Sarney e filho do deputado Sarney Filho (PV-MA). Ontem, os deputados Júlio Delgado (PSB-MG) e Roberto Freire (PPS-PS) já haviam anunciado que vão romper o contrato com a Metagov.
Gabriel Sarney é um dos três sócios da Ideaspread Participações, criada em agosto de 2011 e registrada no mesmo endereço da Metagov, em São Paulo. O perfil da Ideaspread no Facebook apresentava a Metagov como uma empresa "controlada pela Ideaspread".
Formado em publicidade, Gabriel dá expediente no escritório e utiliza um e-mail da Metagov para contatos. No total, a empresa já recebeu R$ 260 mil da verba indenizatória de deputados, sendo R$ 72,5 mil de Sarney Filho. O regimento da Câmara impede que parentes do deputado até terceiro grau recebam recursos da verba.
Gabriel Sarney e o deputado Sarney Filho negaram que tenha havido influência política na contratação da Metagov por deputados federais. Em nota, a empresa também diz que não há interferência do neto do presidente do Senado nas negociações.

Por Folha