|

Fifa admite que deverá usar aeroportos militares na Copa

A Fifa informou nesta terça-feira que existe a possibilidade de utilizar aeroportos militares nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 durante o torneio. A medida seria para tentar conter a defasagem dos aeroportos brasileiros e atender todo o tráfego aéreo durante a competição.
A utilização de aeroportos militares foi discutida em reunião entre a Fifa, o Governo Federal e o COL (Comitê Organizador Local), nesta terça-feira, na Suíça. “Vimos todas as soluções possíveis para a Copa. O uso de aeroportos militares está considerado. Mas o ministro da Defesa, Celso Amorim, terá que analisar o assunto", explicou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Apesar de admitir a medida para tentar resolver o problema dos aeroportos, o Governo Federal apresentou dados que parecem ter tranquilizado um pouco a Fifa. "Nas últimas semanas, reconhece-se que foram feitos vários avanços nas áreas de aeroportos e mobilidade urbana", disse a entidade em nota.
Porém, a Fifa não escondeu a preocupação com o atraso na votação da Lei Geral da Copa, que foi aprovada na Câmara de Deputados, mas ainda precisa passar pelo Senado para entrar em vigor. "O Congresso é soberano e toma suas deliberações sem que o Executivo interceda", afirmou Aldo Rebelo.
Já o presidente da Fifa Joseph Blatter fechou a entrevista coletiva mandando um recado aos senadores, pedindo "solidariedade" do legislativo brasileiro. "Convido não apenas o Executivo, mas também o Legislativo para olhar para frente em solidariedade do beneficio do País", afirmou o dirigente.

Por iG