|

Por causa de clipe, Neymar pode ter que prestar depoimento por racismo

Por causa de sua participação no clipe da música "Kong", do cantor Alexandre Pires, Neymar deve ter de prestar um depoimento ao Ministério Público Federal (MPF). No vídeo, o atacante do Santos aparece vestido com uma roupa de gorila.
No dia 26 de abril, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ligada à Presidência da República, fez uma denúncia ao MPF contra Alexandre Pires. O ouvidor Carlos Alberto Silva Júnior escreveu em sua denúncia que o clipe apresenta os negros na "condição de ser inferior", que "não se desenvolveu a ponto de se tornar ser humano".
Alexandre Pires já prestou esclarecimentos, na sede do MPF de Uberlândia, cidade mineira onde mora. Além do cantor e de Neymar, o funkeiro Mr. Catra também participa do vídeo vestido como gorila. Para o ouvidor, o fato de serem negros não ameniza o preconceito do clipe.
"Não entendo como ídolos que conseguiram superar suas condições sociais se prestam a um papel desses", escreveu Silva Júnior no processo.
O comentarista da rádio CBN Carlos Eduardo Éboli não considerou a imagem de Neymar, Alexandre e Mr. Catra vestidos de gorilas como racismo.
- É uma brincadeira. Para mim, não faz sentido. São dois cantores negros com um jogador negro. E todos levam na brincadeira. Foi um exagero - disse, no "Redação SporTV".

Por SporTV