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Anatel suspende venda de planos de TIM, Oi e Claro

A Anatel vai suspender a venda de novas linhas de celular em todo o país de três das maiores operadoras: TIM, Oi e Claro. Em São Paulo, a Claro terá as vendas bloqueadas a partir de segunda-feira.
A operadora que não cumprir a medida será multada em R$ 200 mil.
Segundo a Anatel, a operadora com o maior número de reclamações em cada um dos Estados brasileiros terá a suspensão das vendas por 30 dias.
Assim, o cliente não terá problemas para comprar um novo número de celular, mas terá uma opção de companhia a menos.
Em São Paulo, a empresa mais reclamada é a Claro. Por isso, a operadora não poderá vender novos chips no Estado até apresentar à Anatel um plano de melhoria nos serviços. Veja na edição impressa a lista das empresas proibidas de vender em cada um dos Estados.

Resposta


As operadoras dizem que foram "pegas de surpresa" com a decisão da Anatel de suspender as vendas e afirmam que já trabalham no estudo de melhorias pedido pela agência para a liberação da comercialização de novos planos.
A Claro diz fazer "fortes investimentos" em rede no Brasil, sendo R$ 3,5 bilhões apenas em 2012.
"Como resultado, a Claro apresenta um dos melhores indicadores de rede medidos pela Anatel".
A operadora diz ainda que, recentemente, foi apontada como o melhor serviço de banda larga em vários Estados, inclusive São Paulo.
A operadora afirma que apresentará prontamente o plano de investimentos que busca manter a "constante excelência do serviço".
A TIM diz que "vem apresentando excelente resultado" na qualidade de serviços.
"A companhia saiu da última posição no indicador e assumiu a vice-liderança, estando cada vez mais próximo do primeiro lugar, reflexo da grande redução na taxa de reclamações (-36%)".
A empresa diz ainda que nos últimos quatro anos investiu cerca de R$ 3 bilhões ao ano em expansão.
A Oi afirma que aumentou os investimentos da companhia para o ano de 2012, com R$ 6 bilhões aplicados só neste ano.
"O montante é superior em mais de R$ 1 bilhão ao valor investido em 2011 (R$ 4,959 bilhões) e quase o dobro dos investimentos realizados em 2010 (R$ 3,09 bilhões)".
A Vivo informa que realiza constantes avaliações sobre o impacto que seus produtos e planos de serviço.

Por Folha