|

Chuvas torrenciais afetam o Japão e deixam dezenas de mortos

Cerca de 400 mil pessoas receberam a ordem ou o conselho de abandonar suas casas neste sábado (14) no sudoeste do Japão, no terceiro dia consecutivo de chuvas torrenciais.
A Agência Meteorológica Japonesa advertiu que podem ocorrer mais deslizamentos e inundações na ilha de Kyishu (sul), onde neste sábado ocorreram chuvas de até 110 milímetros por hora. A Agência Meteorológica do Japão assinalou que a intensidade destas chuvas alcançou níveis "sem precedentes" na região.
A ordem de retirada afeta as províncias de Fukuoka, Oita, Saga e Kumamoto, na ilha meridional de Kyushu, onde as tempestades perduram neste sábado, o que fez vários rios transbordarem.
Enquanto isso, a Polícia prossegue as buscas por sete pessoas desaparecidas nas províncias de Oita e Kumamoto. É nesta última cidade, aliás, onde as chuvas deixaram mais vítimas, já que pelo menos 18 pessoas morreram em Kumamoto após deslizamentos de terra ou desmoronamento de suas casas.
Devido às chuvas, a agência meteorológica mantém alerta máximo em sete províncias do sul do Japão (Fukuoka, Oita, Saga, Kumamoto, Nagasaki, Hiroshima e Yamaguchi), além de alerta amarelo em mais de 30 das regiões sul, centro e norte do país.
O balanço de mortos era, até o momento, de 20 pessoas. Outras nove pessoas estavam desaparecidas.

Por Época