|

Cofundador do Deep Purple, Jon Lord morre aos 71 anos

O cofundador da banda Deep Purple e tecladista Jon Lord morreu aos 71 anos de embolia pulmonar, segundo informações do site NME. Ele sofria de câncer no pâncreas e estava cercado pela família quando morreu numa clínica de Londres.
Lord fundou o Deep Purple em 1968, banda pioneira do heavy metal que vendeu mais de 100 milhões de discos, junto com o baterista Ian Pace. Ele é um dos autores de algumas das principais músicas da banda, tais como "Smoke On The Water" e é responsável pelos acordes da música "Child In Time".
Reconhecido pela mistura entre rock e música clássica, ele talvez seja mais conhecido por seu "Concerto For Group And Orchestra", que foi tocado no Royal Albert Hall com o Deep Purple e a Royal Philharmonic Orchestra em 1969, com regência de Malcolm Arnold. Ele deixou o Deep Purple em 2002.
Lord também trabalhou com as bandas Whitesnake, Paice, Ashton And Lord, The Artwoods e Flower Pot Men. Em comunicado, representante do tecladista diz que "Jon passou das Trevas para a Luz".

Por Folha