|

'Criador' do bóson de Higgs diz que 'é agradável ter razão'

Peter Higgs, o cientista britânico que defendeu a existência do bóson de Higgs, uma partícula subatômica que pode ter sua existência finalmente comprovada após quase cinco décadas, afirmou nesta sexta-feira que "é agradável ter razão de vez em quando."
Tímido e sossegado, Higgs, de 83 anos, leva uma vida pacata em Edimburgo, Escócia, onde ensinou por muitos anos. Nesta sexta, ofereceu uma coletiva de imprensa na Universidade de Edimburgo (Escócia), dois dias depois da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) anunciar, em Genebra, a descoberta de uma nova partícula que pode ser o bóson de Higgs, considerado a chave para entender a estrutura fundamental da matéria.
"É muito agradável ter razão de vez em quando (...) foi uma longa espera", admitiu durante a coletiva. Conhecido por sua modéstia, o físico de 83 anos deu pouca importância aos comentários de eminentes cientistas, entre eles o célebre astrofísico britânico Stephen Hawking, que o considera favorito para vencer o Prêmio Nobel. "Não sei. Não tenho amigos no Comitê Nobel", comentou.
Indagado sobre o que vai fazer no futuro, Higgs disse que quer simplesmente continuar com sua vida de aposentado. "O único problema, creio, é que terei de escapar da imprensa", brincou.

Intuição — Peter Higgs concebeu em 1964 a existência do bóson que levaria seu nome – e que também é conhecido como 'partícula de Deus'. Naquele ano, o físico teve a intuição de um "campo" que se assemelha a uma espécie de cola onde as partículas ficariam mais ou menos presas. Sua teoria acabou por se tornar o carro-chefe de uma escola científica para a qual vários físicos têm contribuído ao longo dos anos.