|

Legislativos estaduais escondem seus salários

Os Legislativos nos Estados e no Distrito Federal são, dos três Poderes, os menos transparentes na divulgação dos salários pagos a seus funcionários, mostra levantamento da reportagem.
Nenhuma das 26 Assembleias Legislativas nem a Câmara do DF publica em um mesmo documento o nome de todos os seus servidores e os respectivos vencimentos.
A que permite maior detalhamento dos dados é a de Santa Catarina, mas o sistema de buscas exige que seja digitado o nome do servidor para que se tenha acesso a seu salário -o que inviabiliza a identificação fora do padrão.
Todas as outras omitem parte dos dados: ou divulgam apenas a remuneração prevista por função -sem especificar benefícios- ou não disponibilizam dados.
A divulgação dos salários é prevista pela Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor há cerca de dois meses.
No Congresso, os dados também não estão disponíveis para consulta, mas devem ser publicados amanhã.
A transparência é pouco diferente nos Executivos. Apenas o governo do DF e 4 dos 26 Estados permitem que se conheça quanto é pago a cada funcionário.
No Executivo federal, estão disponíveis salários brutos, líquidos e vantagens com o nome de cada servidor, mas não há as verbas de caráter indenizatório.
Os Tribunais de Justiça são os mais transparentes. Das 26 cortes estaduais, 16 já publicam as informações.

Por Folha