|

'Não serei condenado', diz Roberto Jefferson sobre mensalão

Delator do escândalo do mensalão, o presidente do PTB e ex-deputado Roberto Jefferson afirmou nesta quarta-feira que não acredita em sua condenação pelo STF (Supremo Tribunal Federal) na análise do caso, marcada para começar em agosto.
O mensalão foi o escândalo que sacudiu o governo Lula em 2005 e atirou no banco dos réus políticos do PT e de outros partidos que ajudaram os petistas a chegar ao poder.
Após ser reeleito para comandar o partido por mais três anos, ele disse que não há provas que possam justificar sua punição. "Não serei condenado. Não há o menor cabimento nisso", disse à Folha.
Um dos 38 réus da ação, Jefferson é acusado pelo Ministério Público Federal de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Em julho de 2005, Jefferson deu entrevista à Folha denunciando o mensalão, como ficou conhecido o pagamento a membros da base aliada em troca de apoio no Congresso. As declarações provocaram uma CPI e levaram às cassações do próprio Jefferson e do deputado José Dirceu, chefe da Casa Civil.
Jefferson recebeu R$ 4,5 milhões do esquema. Ele admitiu os recursos e justificou que o dinheiro foi distribuído entre candidatos do seu partido em troca de apoio a candidatos do PT nas eleições de 2004. Questionado se houve recursos públicos, o presidente do PTB disse hoje que "o Ministério Público não conseguiu comprovar que a origem dos recursos era pública". "Me parece que PT provou que o dinheiro era de empréstimo".
Ele afirmou que não tinha ideia que a denúncia ganharia tamanha dimensão e se tornaria a principal ação do país. Jefferson deve acompanhar o julgamento, a partir do dia 2 de agosto, em Brasília.
Jefferson disse que não vai ao STF e nem vai mobilizar correligionários para pressionar os ministros. "Isso seria afrontar à democracia. Eu só espero que todo o julgamento ocorra sem politização", afirmou.
Para os outros réus, como Dirceu e ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, ele disse que "deseja boa sorte e que seus advogados tenham bom desempenho"

Por Folha