|

Senadores cassam Demóstenes

O Senado cassou ontem por 56 votos contra 19 o mandato de Demóstenes Torres (ex-DEM-GO), acusado de mentir sobre suas relações com Carlinhos Cachoeira e de usar o cargo para beneficiar o bicheiro, preso pela Polícia Federal por chefiar um esquema de corrupção.
Com a cassação, o DEM recupera a sua vaga no Senado e o sucessor natural ao cargo é o primeiro suplente, Wilder Pedro de Morais (DEM).
Por ironia, ele é ex-marido de Andressa Mendonça, atual mulher de Cachoeira. Morais é sócio de uma construtora e, ao mesmo tempo, atual secretário de Estado de Infraestrutura de Goiás.
A reportagem não conseguiu contato ontem com Morais, mas apurou que ele assumirá a vaga.
Foi a segunda vez em 188 anos que a Casa decretou a perda do mandato de um senador por quebra de decoro.
Cinco senadores se abstiveram de votar e apenas um, Clovis Fecury (DEM-MA), não foi à sessão --tirou licença (leia mais nesta página).

Gravações

Áudios inéditos gravados pela Polícia Federal e obtidos pela reportagem mostram que Wilder de Morais chamava Carlinhos Cachoeira de "Vossa Excelência".
São sete conversas. Em uma delas, o bicheiro relembrou a Wilder o papel que teve na sua ascensão política em uma longa conversa por telefone, em junho de 2011.
Ela ocorreu no auge de uma crise entre eles gerada pelo envolvimento de Cachoeira com a então mulher do suplente, Andressa.
Cachoeira e Andressa se conheceram em um jantar realizado na casa de Wilder, em 2009. Ela costuma relatar o encontro com Cachoeira como amor à primeira vista.
"Eu não vou expor você, cara. Fui eu que te pus na suplência, essa secretaria fui eu, você sabe muito bem disso", afirma Cachoeira.
Wilder concorda e indica ter gratidão por Cachoeira. "Carlinhos, pensa um cara que nunca teria encontrado um governo, que nunca teria sido b... nenhuma. Você está falando com esse cara."
Wilder, 44 anos, filiou-se ao DEM em julho de 2009. Com patrimônio declarado à Justiça Eleitoral de R$ 14,4 milhões, foi um dos principais financiadores de Demóstenes. Com a eleição de Marconi Perillo (PSDB) para o governo de Goiás, foi nomeado, em janeiro de 2011, secretário de Infraestrutura.

Por Folha