|

Suspensão de operadoras está próxima do fim, diz ministro

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta terça-feira que poderá ocorrer "nos próximos dias" a revogação da suspensão das vendas de novas linhas para operadoras de telefonia, punidas desde 23 de julho. "As medidas apresentadas pelas empresas (de melhora dos serviços) têm o compromisso de implementação e serão divulgadas na internet para cobrança, não só pela Anatel, como pela sociedade em geral", afirmou, após participar de evento organizado pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA).
Bernardo avaliou que os planos divulgados pelas empresas estão "satisfatórios" e deverão melhorar o serviço das operadoras daqui para frente. O ministro destacou, porém, que não tem detalhes dos planos enviados porque o recebimento destes projetos é tarefa técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). "A cada fim de dia eu pergunto para o presidente da Anatel como é que está (a situação). Se está evoluindo, se está boa. Isso é uma questão para o técnicos resolverem", afirmou.

Suspensão – A Anatel anunciou oficialmente, em 18 de julho, que as operadoras TIM, Oi e Claro seriam temporariamente proibidas de vender novos pacotes de telefonia celular em alguns estados. 
A TIM, principal atingida pela decisão, ficou impedida de vender linhas de celular em 19 unidades da federação: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Tocantins. A Oi foi punida nos estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e no Rio Grande do Sul. No caso da Claro, a medida afetou os estados de Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Vivo, CTBC e Sercomtel não receberam qualquer tipo de sanção.

Critérios – Apenas uma empresa foi punida em cada estado. A Anatel decidiu aplicar as sanções com base em análises da atuação das operadoras em todo o país. O cálculo levou em conta a média de reclamações recebidas pelo órgão regulador em cada unidade da federação, bem como índices de capacidade de rede e números de interrupções nas ligações ou fornecimento de dados. Os indicadores foram colhidos entre janeiro de 2011 e junho deste ano e as empresas que mais se destacaram pela baixa qualidade foram punidas.

Por Veja