|

PT sabia dos empréstimos feitos por Delúbio, diz advogado

O advogado Arnaldo Malheiros Filho, que defende o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares no processo do mensalão, afirmou nesta segunda-feira (6) que o partido sabia dos empréstimos feitos pelo seu cliente. Ele não quis, porém, apontar nomes.
Segundo a Procuradoria-Geral da República, os empréstimos tomados no Banco Rural financiaram um esquema de corrupção de deputados. Para Malheiros, eles serviram para o pagamento de despesas de campanha, via "caixa dois".
"Delúbio agiu por conta própria, mas isso não era ignorado. As despesas estavam sendo pagas e não havia ingresso de recurso no caixa do partido. Portanto, não era muito difícil saber disso. O Dirceu, eu não sei dizer, porque ele não estava no partido. Mas dentro no partido, sabia-se sim [dos empréstimos]", afirmou o advogado.
Malheiros não usou todo o tempo de que dispunha para a sustentação oral. Segundo ele, não foi necessário porque "não havia um volume de acusação que justificasse". "Apesar de todos os volumes do processo, se você espreme sai uma prova muito rala."
O advogado chamou a acusação contra Delúbio de "falha", mas elogiou o Procurador-Geral da República. "Só que ele não faz milagre", disse.
Segundo Malheiros, Delúbio Soares está acompanhando o julgamento, mas não se mostra ansioso. "Desde que eu o conheço, nunca o vi ansioso, ele é extremamente tranquilo", afirmou.

JOSÉ DIRCEU

Para José Oliveira Lima, advogado do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, sua defesa fez "cair por terra a farsa montada por Roberto Jefferson".
O ex-deputado e atual presidente do PTB acusa José Dirceu de ser o "chefe" do suposto esquema do mensalão. "Eu tenho convicção que o processo demonstra de maneira cabal a inocência do José Dirceu. A prova testemunhal afasta a acusação de que ele era chefe de uma organização criminosa", afirmou Lima.
O advogado acusou o Ministério Público de violar a Constituição Federal, por solicitar a condenação do seu cliente sem provas. "Eu entendo que o Ministério Público, após analisar com cuidado a ação, deveria ter pedido a absolvição de José Dirceu", afirmou.

Por Folha