Técnica, Dilma 'esquece' recado político
Na primeira reunião com os 37 integrantes do primeiro escalão do governo, a presidente Dilma Rousseff foi clara nas orientações técnicas, mas deixou a desejar na mensagem política a ponto de confundir sua equipe.A avaliação é de ministros que participaram do encontro, realizado [ontem] por cerca de quatro horas no Palácio do Planalto, em Brasília. Por seu caráter inédito, naturalmente suscitou comparações com o estilo do antecessor da presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
O temor de ministros é que o Congresso paute o governo, em vez do contrário, como todos eles consideram ideal. "Se o governo não der trabalho ao Congresso, o Congresso dará trabalho ao governo", afirmou um desses ministros à Folha.
As queixas partiram principalmente de ministros egressos do governo Lula.
Um deles afirmou que o ex-presidente costumava expor claramente o que esperava, politicamente, de cada área, o que não teria sido bem compreendido pela equipe após a fala de Dilma.
"Ele [Lula] determinava o que deveríamos fazer, dando claras orientações políticas. Dilma foi dispersa na abordagem", afirmou um ministro.
Os recados políticos a que se referiu são as negociações com o Congresso, tema que tomou boa parte da reunião ministerial. A presidente reafirmou que não encaminhará reformas estruturantes, como política e previdenciária.
Por Folha

