Confira o que de melhor rolou no Mobile World Congress
BARCELONA, Espanha - O melhor aplicativo do ano para a indústria da telefonia móvel é um jogo. A meta é lançar pássaros zangados contra estranhos "chiqueiros" de porcos que roubaram seus ovos. E isso é feito com estilingue que tem força e ângulo ajustáveis pelo jogador. Parece bobo perto do que a indústria do videogame é capaz de fazer. Mas, adaptado para os principais sistemas operacionais para celular, o jogo foi baixado mais de 50 milhões de vezes em 2010. E faz dinheiro vendendo pequenos upgrades.
A vitória do Angry Birds - que superou duas aplicações do Google e o onipresente FourSquare, entre outras - é uma mostra que a união entre videogames e celulares vai ficar cada vez mais séria.
O Xperia Play, novo modelo da Sony Ericsson planejado para o mercado global e que deve chegar à América Latina em meados deste ano - é um PSP por uma lado e um smartphone com Android (sistema operacional do Google) de outro.
E a concorrência vai jogar pesado. Steve Ballmer mostrou orgulhoso em Barcelona - no que ressaltou não ser uma simulação - um filme que mostra a integração entre o sistema operacional Windows Phone e o Knecti, o aparelho que permite jogar com gestos, sem controle. Na simulação, o celular serve para que um segundo jogador interfira no jogo de outro. É para breve, prometeu.
Por O Globo