|

Grêmio joga para o 'gasto' e vence o Oriente Petrolero na estreia da Libertadores

Mesmo sem fazer uma grande apresentação, o Grêmio não teve dificuldades para vencer o Oriente Petrolero (BOL) por 3 a 0, no estádio Olímpico, na noite desta quinta-feira, na estreia da fase de grupos da Taça Libertadores.
Único time brasileiro a avançar na etapa preliminar da competição sul-americana, o Grêmio não jogou muito bem no primeiro tempo, mas se aproveitou da fragilidade do adversário no segundo tempo, quando fez dois gols, para conseguir os primeiros três pontos na Chave 2 do torneio. De quebra, a equipe gaúcha assumiu a liderança no saldo de gols, já que o Junior de Barranquilla (COL) venceu por 2 a 1 o León de Huánaco (PER), também nesta quinta.
O Grêmio veio com uma formação bastante ofensiva. No meio de campo, só Fábio Rochemback tinha característica de marcação. Lúcio, Douglas e Carlos Alberto formavam uma linha de três meias para abastecer os atacantes Borges e André Lima. Mas, não foi o que aconteceu no primeiro tempo.
O time boliviano surpreendeu no começo do confronto e dominou boa parte do duelo até o intervalo. O meio de campo gaúcho, com os três armadores, além de não acionar os jogadores de frente da equipe, era frágil na marcação e permitia os volantes adversários avançarem sem dificuldades.
Com isso, o goleiro Victor começou a ser exigido. Aos 17min, Gutiérrez recebeu passe pelo lado esquerdo do ataque boliviano e, de fora da área, chutou forte. Mas goleiro do Grêmio conseguiu espalmar a bola. Logo em seguida, Juan Arce bateu de muito longe e o arqueiro fez bela defesa ao conseguir fazer um leve desvio para escanteio.
Depois dos sustos, o time da casa se reorganizou e melhorou sua postura em campo. E, assim, chegou ao gol antes de ir para os vestiários. Após disputa pelo lado direito da grande área boliviana, a bola bateu no braço de Terrazas e o árbitro marcou pênalti. Aos 43min, Douglas bateu rasteiro no canto esquerdo e fez 1 a 0.
O gol animou os gremistas para o segundo tempo. Depois do intervalo, o time da casa voltou com um ímpeto bem maior do que nos primeiros 45 minutos e logo ampliou a vantagem no marcador.
Logo aos 3min, após chute de Borges na entrada da área, o goleiro Suárez deu rebote e o lateral esquerdo Gilson, na pequena área, chutou rasteiro para fazer os 2 a 0. Depois, aos 25min, Lúcio chegou à linha de fundo e cruzou para Douglas, na marca do pênalti, chutar rasteiro para fazer o terceiro e selar a vitória do time gaúcho. 

Por Folha