|

Atual campeão da F-1, Vettel larga na pole; Massa é o 8º

O alemão Sebastian Vettel, da Red Bull e atual campeão da F-1, garantiu a pole position para o GP da Austrália, na abertura da temporada, com a marca de 1min23s529, na madrugada deste sábado, em Melbourne.
A briga no treino que definiu o grid de largada ficou restrita a Red Bull e a McLaren, que dominaram com os melhores tempos. Lewis Hamilton completa a primeira fila na segunda posição, seguido por Mark Webber e Jenson Button.
Entre os brasileiros, Felipe Massa, da Ferrari, vai largar na oitava colocação, enquanto Rubens Barrichello, da Williams, é o 17º.
A largada do GP da Austrália será no domingo, às 3h (de Brasília).
 
O TREINO
 
Na primeira parte do treino de classificação (Q1) a Red Bull, com Vettel, e a McLaren, com Hamilton, dominaram os melhores tempos. Petrov repetiu o bom desempenho do último treino livre e acabou em terceiro, seguido por Alonso.
Button e Webber começaram bem e terminaram na oitava e nona colocação. Barrichello foi o 14º, enquanto Massa deu um susto e por pouco não ficou entre os sete eliminados, mas recuperou-se na última volta e obteve a 11ª posição.
Entre os eliminados no Q1, Heidfeld --substituto de Kubica na Reunalt-- foi a grande surpresa. Os pilotos de Lotus e Virgin também ficaram fora do Q2, enquanto a equipe da Hispania não obteve classificação para prova.
Na segunda parte do treino (Q2), Barrichello rodou na entrada da terceira curva logo no início, não chegou a completar uma volta, e teve de abandonar o treino. O brasileiro disse que errou e lamentou a saída precoce.
"Eu coloquei uma roda na grama, o carro saiu de traseira, um erro meu. O ritmo de classificação estava bem mais alto do que a gente imaginou. Hoje de manhã a gente teve um problema no câmbio e isso nos deixou mais apressados do que deveria, mas o erro foi meu", disse Barrichello em entrevista a Rede Globo.
Massa conseguiu o oitava colocação, enquanto Vettel repetiu o melhor tempo. Já Schumacher tentou até a última volta, mas ficou de fora do Q3. Além dele, Alguersuari, Perez, Di Resta, Maldonado e Sutil foram os outros desclassificados.
Na última parte do treino Vettel gravou o melhor tempo logo nas primeiras voltas e confirmou a primeira pole position da temporada. A disputa pelo segundo lugar foi entre Webber e Hamilton, com o piloto da McLaren levando a melhor.
Button fez o quarto melhor tempo, enquanto o brasileiro Massa não foi muito bem no Q3 e acabou rodando na saída dos boxes, com um problema nos pneus. No final ele repetiu a oitava colocação do Q2.