|

Líder das tropas de Khadafi é morto na Líbia, diz TV

Um dos comandantes das tropas do líder líbio Muammar Khadafi foi morto perto da capital Trípoli, segundo publicou a TV Al Jazeera nesta terça-feira. A emissora identificou o comandante como Hussein El Warfali. O ditador prometeu continuar lutando e disse a seus seguidores que sairá vitorioso da guerra. “Seremos vitoriosos no fim”, disse Khadafi em breve declaração transmitida ao vivo pela televisão.
As tropas de Khadafi reforçaram o combate contra os rebeldes em várias cidades do leste e do oeste da Líbia, apesar dos quatro dias de ataques da coalizão internacional contra elas. A cidade de Misrata, a terceira maior da líbia, a 210 quilômetros de Trípoli e até então controlada por rebeldes, foi alvo de intensos bombardeios. Entre as vítimas, quatro crianças que estavam dentro de um carro atingido pelas tropas do ditador. Segundo Sadon el Mehmeraty, um dos porta-vozes rebeldes da cidade, o ataque com tanques e navios começou no início da manhã e se prolongou durante o dia todo.
Abdel Hafid Ghoga, vice-presidente e porta-voz do Conselho Nacional Transitório (CNT), órgão de direção dos rebeldes no leste do país, afirmou na segunda que em Misrata a situação era “crítica” e que a cidade estava sem eletricidade, água corrente e gasolina. As tropas de Khadafi conseguiram entrar em algumas zonas da cidade, se protegendo de um possível ataque das forças aliadas.
A Al Jazeera mostrou imagens feitas em Ajdabiya, a 160 quilômetros ao sul de Benghazi, de colunas de fumaça preta na parte oriental da cidade, onde houve a maior parte dos combates. Segundo a emissora, as tropas de Khadafi usaram lança-mísseis e tanques e alguns franco-atiradores disparavam contra qualquer veículo se aproximasse. Ajdabiya é um ponto estratégico para o controle da zona leste do país, já que é ligada por uma estrada a Benghazi e por outra a Tobruk, perto da fronteira com o Egito.
O general Khalifa Omar el Mesmari, chefe de uma brigada das forças especiais de Khadafi em Benghazi, anunciou nesta terça-feira que desertou e passou para o bando rebelde, segundo vídeo divulgado pela Al Jazeera.

Por Época