Novo terminal de Cumbica atenderá 19 milhões ao ano
O aguardado projeto do TPS 3, novo terminal de passageiros do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), está pronto e aprovado pela Infraero. Com 230 mil metros quadrados, poderá receber 19 milhões de passageiros ao ano, dizem especialistas, quase dobrando a capacidade atual, de 20,5 milhões (em 2010, recebeu 26 milhões).
O projeto vencedor está na nova edição da revista "Monolito", a que a reportagem teve acesso. O planejamento da Infraero prevê a conclusão de 40% da obra no fim de 2013, com investimento de R$ 716,6 milhões. Com isso, o aeroporto ganharia um fluxo de 10 milhões de passageiros antes da Copa-2014. O restante ficaria para depois.
O projeto é assinado pelo escritório paulistano de Mario Biselli e Artur Katchborian, em coautoria com Gicele Alves. O desenho lembra o de um avião. De acordo com Biselli, a orientação recebida foi conceber um projeto que pudesse ser feito rapidamente.
A demanda inspirou a escolha pelo uso de material pré-fabricado, metálico. "Será uma obra mais de montagem mecânica do que de construção civil." Outra demanda, de segurança, é que as áreas de embarque e desembarque estejam separadas. Por isso, o plano tem cinco pavimentos.
Especialistas ouvidos pela reportagem elogiam o projeto, mas com ressalvas. "Não é revolucionário, mas tem boas referências", diz o arquiteto Guilherme Wisnik. Ele enaltece o uso de elementos contemporâneos como materiais leves e luz natural.
Mas o engenheiro e professor da USP Jorge Leal levanta dois pontos: a mobilidade de um terminal a outro e a modularidade do projeto: " Tem de ter flexibilidade.
O TPS 3 é um projeto polêmico da Infraero que já está completando 17 anos desde que foi pensado. A licitação da construção depende de detalhamento técnico, e só sai no fim do ano.
O projeto vencedor está na nova edição da revista "Monolito", a que a reportagem teve acesso. O planejamento da Infraero prevê a conclusão de 40% da obra no fim de 2013, com investimento de R$ 716,6 milhões. Com isso, o aeroporto ganharia um fluxo de 10 milhões de passageiros antes da Copa-2014. O restante ficaria para depois.
O projeto é assinado pelo escritório paulistano de Mario Biselli e Artur Katchborian, em coautoria com Gicele Alves. O desenho lembra o de um avião. De acordo com Biselli, a orientação recebida foi conceber um projeto que pudesse ser feito rapidamente.
A demanda inspirou a escolha pelo uso de material pré-fabricado, metálico. "Será uma obra mais de montagem mecânica do que de construção civil." Outra demanda, de segurança, é que as áreas de embarque e desembarque estejam separadas. Por isso, o plano tem cinco pavimentos.
Especialistas ouvidos pela reportagem elogiam o projeto, mas com ressalvas. "Não é revolucionário, mas tem boas referências", diz o arquiteto Guilherme Wisnik. Ele enaltece o uso de elementos contemporâneos como materiais leves e luz natural.
Mas o engenheiro e professor da USP Jorge Leal levanta dois pontos: a mobilidade de um terminal a outro e a modularidade do projeto: " Tem de ter flexibilidade.
O TPS 3 é um projeto polêmico da Infraero que já está completando 17 anos desde que foi pensado. A licitação da construção depende de detalhamento técnico, e só sai no fim do ano.
Por Folha