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Pane do Speedy foi em equipamento de conexão internacional

A pane que afetou o serviço de internet Speedy nesta segunda-feira foi causada por problemas em dois equipamentos (roteadores) que fazem a conexão da rede brasileira com sites internacionais.
Segundo informou a Telefônica, as instabilidades aconteceram entre 17h15 e 18h30 nos aparelhos relacionados à saída internacional de tráfego. A empresa afirma que o sistema já voltou ao normal.
O problema, segundo a empresa, "impediu que alguns clientes do Speedy tivessem acesso a sites hospedados fora do Brasil. As equipes técnicas atuaram prontamente e às 18h30 o problema estava solucionado".
A operadora informou ainda que, com o grande volume de usuários tentando religar seu equipamento de conexão (modem do Speedy) simultaneamente, houve sobrecarga na rede, o que dificultou o acesso após o serviço ser restabelecido.
"Mesmo com o restabelecimento do serviço, alguns usuários podem ter encontrado dificuldades para acessar a internet devido ao grande volume de internautas que, ao mesmo tempo, desligaram e voltaram acionar os seus modems", informou a empresa, em nota.
Segundo a Anatel, entretanto, o problema aconteceu porque algumas estações de rádio da Telefônica sofreram pane. Até o início da noite desta segunda-feira, problemas em outras regiões também estavam sendo investigados.
A Telefônica não soube informar quantos dos cerca de 3,5 milhões de clientes foram afetados.

TWITTER
 
Durante a tarde, houve relatos de problemas em diversas cidades do Estado no microblog Twitter.
"A previsao inicial é que o serviço comece a ser normalizado às 22h. Não descobriram ainda a causa do problema que derrubou o Speedy às 17h45", afirma Gregori Pavan, no Twitter.
Em entrevista à reportagem, o estudante Pavan, 25, de Peruíbe (litoral paulista), disse que só conseguiu contato com a Telefônica às 18h10.
"A atendente primeiro negou que houvesse falhas. Depois, disse que apareceu no sistema uma mensagem informando que havia 'notificação para reparo' nos DDDs 14 e 19. Em seguida, ela disse que outra mensagem informou que o problema era dos DDDs 11 a 19", disse.

HISTÓRICO
 
Problemas no Speedy ganharam destaque principalmente entre 2008 e 2009, quando diversas falhas comprometeram a conexão de usuários paulistas.
Em 2008, uma pane em um equipamento no interior de São Paulo deixou clientes residenciais e corporativos sem conexão por mais de 24 horas.
No início de 2009, até mesmo um incêndio num data center prejudicou as conexões, enquanto em junho, uma pane generalizada deixou boa parte dos 2,7 milhões de usuários sem internet.
A companhia chegou a ser proibida pela Anatel de comercializar os serviços entre junho e agosto de 2009, até que as falhas fossem apuradas e corrigidas.

Por Folha