|

Santos Dumont (RJ) ficará fechado devido a sorteio da Copa

O aeroporto Santos Dumont, no Rio, ficará fechado para pousos e decolagens por quatro horas no próximo sábado (30), para não atrapalhar a transmissão do sorteio das Eliminatórias para a Copa-2014.
A Marina da Glória, onde acontecerá o sorteio, é próxima do aeroporto. Além do barulho, as aeronaves ainda poderiam provocar interferência no sinal da transmissão do evento, que será televisionado para 208 países. De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação), as operações também serão interrompidas por segurança, já que o sorteio reunirá representantes do governo brasileiro e de diversos países.
A Anac informa que a interrupção das operações abrangerá o espaço aéreo em um raio de 3 km e altura de 5 mil pés, tendo como ponto central a Marina da Glória.
Os pousos e decolagens ficarão suspensos das 14h às 18h --o sorteio está marcado para 15h. Nesse intervalo, os 43 voos marcados serão transferidos para o aeroporto do Galeão.
No período, o Galeão será dedicado somente a pousos e decolagens de transporte regular de passageiros e carga, e estará fechado às operações da aviação geral entre 14h e 19h.
O terminal de passageiros do Santos Dumont, porém, permanecerá aberto normalmente para check-in de passageiros cujos voos estejam marcados para depois das 18h.
Ainda segundo a Anac, uma equipe integrada por Infraero, Anac e CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea) vai atender a solicitações extraordinárias referentes à interrupção das operações aéreas.
O sorteio na Marina da Glória é o primeiro grande evento da Copa-2014 e contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e do presidente da Fifa, Joseph Blatter.

Por Folha