|

Turistas prestigiam festa de aniversário da cidade de Manaus

Mais de 1 mil turistas de diversos países e estados brasileiros estão em Manaus para prestigiar o Boi Manaus, festa que comemora o aniversário da capital do Amazonas. O evento começou na sexta-feira (21) e segue até domingo (23), no Centro de Convenções Sambódromo.
De acordo com a Fundação Municipal de Eventos e Turismo (Manaustur), 200 estrangeiros, 400 brasileiros e mais 300 brincantes do interior do Amazonas prestigiam o evento em Manaus. "O Boi Manaus é uma festa grandiosa que já encantou o país e o mundo", disse.
Segundo o diretor da ManausTur, dados apontam para um recorde de público em 2011. "Temos um levantamento preliminar que sinaliza que já ultrapassamos o número de público do ano passado", arfimou. A expectativa é que pelo menos 900 mil pessoas dancem ao ritmo do boi-bumbá nos três dias.
A carioca Fernanda Tavares, de 25 anos, foi ao Sambódromo acompanhada do namorado e amigos. "Esse ritmo é contagiante, já envolveu todo o país", afirmou. A viagem dela a cidade de Manaus estava marcada há um mês, segundo ela. "É a primeira vez que venho para conhecer essa festa. Estou adoranto", disse.
Para o encerramento da festa, neste domingo (24), data em que Manaus comemora 342 anos, está previsto o encontro dos 30 artistas que se apresentaram durante os três dias de evento com a Orquestra Bem Manaus. Eles vão participar do tradicional parabéns à cidade, às 00h, de domingo para segunda.

Festa Regional

O Boi Manaus é a festa oficial de comemoração ao aniversário de Manaus. Durante três dias, artistas locais percorrem o Sambódromo da cidade em cima de "bois elétricos" ao ritmo de toada. Para participar do evento, os brincantes usam os "Tururis", espécie de abadá. Cada cantor possui um modelo personalizado que ficou à venda durante a tradicional "Feirinha do Tururi", realizada dias com shows dos artistas que se apresentam durante o Boi Manaus.

Por G1