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Dezoito brasileiros do voo 447 são identificados

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira que foram identificados 18 dos 58 brasileiros mortos na queda do voo 447 da Air France, no Oceano Atlântico, em 1º de junho de 2009. Os corpos de 20 brasileiros foram localizados, mas não identificados E outros 20 não foram sequer retirados do mar. O informe acontece três dias depois de a França comunicar o término do processo de indentificação das vítimas, na segunda-feira . No total, 228 passageiros e tripulantes de 32 nacionalidades perderam a vida no acidente.
De acordo com o balanço divulgado na segunda-feira, o corpo de 153 pessoas foram localizados e o de 74 continuam no fundo do mar. O Tribunal de Grande Instância de Paris vai decidir sobre a realização ou não de uma nova etapa de buscas para localizar o restante das vítimas. De acordo com o presidente da associação "Entraide et Solidarité", dedicado à memória das vítimas, Robert Soulas, os corpos serão entregues às famílias em cerca de duas semanas. O Itamaraty informou que já está em contato com as famílias das vítimas brasileiras.
O Airbus que fazia O voo AF 447 caiu sobre o Atlântico depois de decolar do Rio de Janeiro na noite de 31 de maio de 2009, com 228 pessoas a bordo. O avião que decolou do Aeroporto Internacional Tom Jobim deveria pousar na capital francesa às 6h15 (horário de Brasília). O último contato feito pela aeronave foi uma mensagem automática transmitida às 23h14, cerca de quarto horas depois da decolagem, notificando um curto-circuito depois de ter atravessado uma forte turbulência.
A última fase de retirada dos corpos terminou em junho e, de acordo com o Ministério de Transportes francês, custou 6 milhões de euros. As autoridades francesas decidiram retirar os corpos dos ocupantes do avião após comprovar que eles eram identificáveis a partir de testes de DNA, apesar de estarem há quase dois anos em uma profundidade de cerca de 4.000 metros.
O Escritório de Investigações e Análises (BEA) da Aviação Civil da França, encarregado das pesquisas, divulgará no primeiro trimestre de 2012 seu relatório definitivo sobre as causas do acidente. Nos relatórios parciais, o BEA já informou que a queda do Airbus durou exatos 3 minutos e 30 segundos até o impacto no oceano e que uma sequência de falhas – que incluíram procedimentos incorretos por parte dos pilotos – provocou a queda do avião.

Por Veja