|

Humorista português diz ter medo de fazer show no Brasil

Um dos humoristas mais conhecidos de Portugal, Ricardo Araújo Pereira venceu o medo e decidiu aceitar o convite para participar do Risadaria 2012, após a recusa de vir ao Brasil na edição passada.
"Tenho medo de que não entendam o que digo ou que entendam e não achem graça", conta ao "Guia". "Mas esse ano resolvi ser homem e aceitar."
E parece que deu certo, até porque, já nas primeiras apresentações, o público do festival riu muito com seu jeito "comedido" de contar as piadas. Ricardo é uma das atrações do evento de humor, o maior da América Latina, que ocorre até este domingo (25) no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera (zona sul de São Paulo).
Ele ainda se apresenta mais quatro vezes: neste sábado, às 18h e 21h, e no domingo, às 17h e 20h, sempre dentro da série Encontros Gozados. Os ingressos para os shows (que contam com a presença de vários outros artistas) custam R$ 100.
Abaixo, leia a conversa com Ricardo Araújo Pereira, que também aproveita para lançar o livro "Se Não Entenderes Eu Conto de Novo, Pá", uma seleção de crônicas que escreveu de 2004 e 2012.

*

LEIA O BATE-PAPO:

Guia Folha - Você se recusou a vir ano passado, porque disse ter medo do público brasileiro. O medo já passou?
Ricardo Araújo Pereira - Nunca passa. E tenho medo de públicos de todas as nacionalidades. É uma fobia desagradável para um humorista. No caso do público brasileiro, tenho medo que não entenda o que eu digo. Ou que entenda e não ache graça. Ou que não entenda e ache graça. Também pode ser humilhante. Apesar disso, este ano resolvi ser homem e aceitar.

A plateia vem rindo muito do seu show. Notou alguma diferença em relação ao público de Portugal?
Não, realmente fui muito bem recebido. Parecia que estava em casa. Mas notava-se que os risos eram um pouco mais tropicais.

As piadas serão as mesmas em todas as apresentações?
Sim, quase todas. A organização me disse que o público será sempre diferente. O que faz sentido: quem me vê uma vez, em princípio, não quer repetir.

Quais humoristas do Brasil você gosta?
Infelizmente, o humor brasileiro não é muito conhecido em Portugal, e por isso é provável que vá esquecer-me de muitos, mas sempre admirei nomes como Jô Soares ou Chico Anysio. Da nova geração, acompanho com interesse Rafinha Bastos e Danilo Gentili, por exemplo. E também gosto muito de Luiz Fernando Veríssimo.

Por Folha