|

Planalto garante permanência de Ana de Hollanda na Cultura

O governo negou nesta terça-feira (20) que a ministra Ana de Hollanda (Cultura) estaria deixando o cargo. Ela tem uma gestão marcada por críticas e poucas realizações.
A ministra participou na manhã de hoje de cerimônia no Palácio do Planalto para o lançamento de Programa Nacional de Educação no Campo, o Pronacampo.
Ana chegou pouco antes do início da solenidade e, descontraída, conversou com outros ministros. Ao final do evento, ela recebeu um abraço e trocou poucas palavras com a presidente Dilma Rousseff.
Segundo a ministra Helena Chagas (Secretaria de Comunicação), Ana "não está de saída do governo". A informação foi repassada após Helena ter sido chamada pela presidente.
Com a virada do ano, houve a expectativa de uma reforma ministerial e o nome da ministra figurava entre as possíveis trocas.
Um dos primeiros problemas de sua gestão foi a retirada do selo "Creative Commons", que facilita o trânsito de obras na internet, já que regulamenta os direitos do autor sem que haja necessidade de contrato escrito.
Outra crítica de parte do setor cultural é que ela não teria se empenhado para garantir um corte menor no Orçamento da Cultura.
A ministra foi alvo de campanha contra ela dentro do próprio PT, que teve início quando cancelada a nomeação do sociólogo Emir Sader para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa.
No ano passado, a CGU (Controladoria Geral da União) também determinou que Ana devolvesse cinco diárias que recebeu quando estava no Rio de Janeiro sem compromissos oficiais.

Por Folha