|

Extrema-direita francesa processa Madonna por imagem de suástica

A Frente Nacional, partido de extrema-direita da França, vai processar Madonna depois que a cantora exibiu imagens da líder do partido, Marine Le Pen, com uma suástica sobreposta ao rosto em um show em Paris no sábado, disse uma autoridade do partido.
O vídeo, exibido em um imenso telão, já tinha sido usado em outros shows da turnê da cantora norte-americana, e mostra o rosto de Madonna fundindo-se aos de outras figuras públicas, como o papa Bento 16 e o ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, que foi derrubado por protestos populares no ano passado.
O rosto da líder da Frente Nacional aparece por alguns segundos com o símbolo fascista brevemente sobre ela, e é seguido pelo rosto de um homem que lembra Adolf Hitler. "Um processo por difamação será apresentado na próxima semana", disse Florian Philippot, vice-presidente da Frente Nacional, à Reuters.
Ele descreveu as imagens como uma provocação "inaceitável" por tentar associar Marine Le Pen, que obteve 18% no primeiro turno das eleições presidenciais na França em abril, com o fascismo.
No espetáculo de quase duas horas, apresentado no Dia da Bastilha, Madonna pediu para o público "lutar por todo o mundo". Ela apostou nas músicas fortes, sem esquecer um lado mais acústico, como em "Open Heart" e "Masterpiece", acompanhada do trio Kalakan, e "Like a Virgin", tocada no piano.
Madonna também brincou com o corpo, alternando-se entre a aparência feminina e masculina, e exibindo um dos seios ao final de um strip-tease. A turnê mundial MDNA tem 80 etapas e vai até o começo de 2013.

Por Reuters