|

Karl Marx vira estampa de cartão de crédito

O filósofo alemão Karl Marx, fundador das bases teóricas do comunismo, quem diria, virou estampa de um grande símbolo do capitalismo, o cartão de crédito
A ironia aconteceu na cidade de Chemnitz, no centro-leste da Alemanha, onde o banco Sparkasse Chemnitz, criou um cartão cuja ilustração é um busto de Marx, construído em 1953.
A imagem foi escolhida em uma votação popular pela internet, e teve na disputa 10 importantes instalações da cidade. A mais votada estamparia o cartão de crédito, da bandeira Mastercard.
O busto de Marx venceu com 35% dos votos, à frente de castelos da Idade Média, e do escudo de um time de futebol da região.
Marx não é o único líder comunista a virar personagem de propaganda. O argentino Che Guevara, um dos principais nomes da Revolução Cubana, na década de 50, hoje estampa desde biquinis até camisetas, e sua icônica imagem, feita pelo fotógrafo Alberto Korda em 1960, chegou a ser usada - não sem grande polêmica - em uma apresentação daMercedes-Benz no início deste ano.

Por Exame