|

Após bronze, Cielo cogita largar 100m

A fisionomia tranquila de Cesar Cielo ao deixar a piscina e caminhar para a área onde se concentravam os jornalistas não era apenas aparente, Mesmo admitindo um pouco de frustração, o nadador brasileiro fez questão de valorizar a medalha de bronze conquistada nesta sexta-feira nos 50m livre, vendo naufragar o sonho de conquistar o bicampeonato olímpico na prova. E também despertou em Cielo a necessidade de repensar seu próprio calendário de provas para o futuro. 
"O que talvez mais tenha influenciado no resultado da minha prova tenha sido o cansaço. Fui o único que nadou os três dias dos 100m livre, desde as eliminatórias, não tive descanso e fui direto para os 50 metros. Estava com a explosão um pouco comprometida. Agora é pensar se vale a pena continuar competindo nos 100 livre, caso a agenda de competições continua deste jeito", explicou Cielo, que só quer saber de descansar agora. "Quero pensar no que dá para melhorar na minha performance, mas por enquanto preciso ter um pouquinho de férias, desde o ano passado que estou trabalhando direto", afirmou. 
O ideal, para o brasileiro, seria que o próprio calendário olímpico da natação fosse repensado para o futuro. "Acho que não vão mudar nada, mas eu venho reclamando disso há muito tempo. Os 100 e 50 m livre não deveriam ser tão próximos no programa, assim como muita gente sofre quem nada os 100 e 200m. No meu caso particularmente, isso influenciou", afirmou Cielo.
Para ele, mais do que apontar seus próprios erros, é importante destacar a grande prova feita pelo francês Florent manaudou, que até esta sexta-feira tinha somente o décimo melhor tempo do ano, mas que ao ganhar a medalha de ouro com 21s34, cravou a melhor marca da temporada.
"Ele fez a prova da vida dele, tanto que melhorou inclusive o meu melhor tempo. Lógico que não vou mentir, gostaria de ter nadado melhor, mas acho que este ouro dele foi conquistado com uma grande prova. Ele mereceu esta medalha de ouro", afirmou o brasileiro.
Cielo também deixa Londres sem qualquer sentimento de frustração, mesmo diante do fato de ele ter sido apontado por todos como o grande favorito a conquistar a medalha de ouro em Londres. "Eu fiz o melhor que podia. Se algo tivesse saído muito errado, talvez eu estivesse mais decepcionado, mas não foi o caso. Não estou satisfeito, mas de qualquer maneira é mais uma medalha olímpica, a terceira que eu ganho em minha carreira.