|

Brasil vence Honduras e está nas semis

O Brasil sofreu mas venceu, de virada, a seleção de Honduras por 3 a 2, em Newcastle, pelas quartas de final da Olimpíada de Londres. Leandro Damião (2) e Neymar marcaram para a seleção amarelinha. Já Martínez e Espinoza descontaram para os rivais. Com o resultado, a seleção de Mano Menezes garantiu vaga nas semifinais e espera o vencedor de Reino Unido e Coreia do Sul.

Primeiro Tempo

O primeiro tempo começou com o Brasil quase todo ligado. À exceção de Damião, que recebeu lindo passe logo aos 30 segundos e isolou a bola de frente para o goleiro.
Esse erro provaria ser quase fatal para a Seleção que, mesmo dominando, deixou Honduras chegar por duas vezes. Na primeira, nenhum perigo. Na segunda, golaço. Martínez recebeu passe na entrada da área e chutou, tirando de Gabriel - uma das duas alterações de Mano no time titular.
Com a desvantagem, o desenvolvimento de jogadas do Brasil sofreu. Se antes do 1 a 0, Oscar e Neymar faziam belas jogadas (o camisa 10, principalmente, deu passe primoroso para a Joia santista, que dominou mal), depois o time passou a se restringir aos lançamentos e chutões, obviamente sem sucesso.
Quando a Seleção voltava a colocar a bola no chão e tentar jogadas pelo lado esquerdo, duas faltas violentas consecutivas tiraram o lateral hondurenho Crisanto do jogo. Mesmo com o desfalque adversário pelo lado direito, o empate brasileiro saiu pelo flanco esquerdo. Hulk fez bela jogada, cruzou e Damião mostrou oportunismo para se refazer do erro inicial e empatar o jogo.
Ao fim do primeiro tempo, o amarelado Sandro deu lugar a Danilo, mostrando visão de Mano, já que o volante do Tottenham poderia ser expulso a qualquer momento.

Segundo tempo

Quem imaginou que o Brasil ia atropelar assim que o apito soasse para a segunda etapa estava redondamente enganado. Surpreendentemente, foi Honduras que partiu para cima. Logo aos três, Espinoza aproveitou bobeira de Juan e ampliou o placar.
Se a Seleção teve azar ao ser pega desprevenida, a sorte voltou a sorrir dois minutos depois do desempate hondurenho. No começo da grande área Damião sofreu falta e o juiz marcou pênalti. Neymar converteu devolvendo a igualdade ao placar e aliviando a torcida canarinha.
O atacante do Inter seguiu como protagonista aos 14', quando recebeu de costas, girou sobre o zagueiro hondurenho, deslocou o goleiro, marcando um golaço, o da virada.
Finalmente com a vantagem, o Brasil tentou esfriar o jogo. Pela parte de Honduras, o time seguiu buscando o empate, mesmo com um a menos e as pernas pesando. Uma das principais chances foi em um escanteio. Gabriel falhou bisonhamente e a bola sobrou para Espinoza, que só não fez o gol porque foi travado por Thiago Silva.
Após o susto, o Brasil passou a controlar o jogo e, mesmo com sufoco, conseguiu dar mais um passo rumo ao sonho do ouro olímpico, agora a duas vitórias de distância.

Por Band