|

Lula ordenou esquema, diz defesa de Jefferson

Sob o argumento de que Lula teria de ser um "pateta" ou um "deficiente" para não saber da existência do mensalão, a defesa do presidente do PTB, Roberto Jefferson, disse que o petista foi o mandante do esquema e que só não está entre os investigados pois o Ministério Público "não fez o seu trabalho".
As declarações do advogado Luiz Corrêa Barbosa dadas ontem no oitavo dia de julgamento do caso, no Supremo Tribunal Federal, contrastam com a versão de seu cliente. Desde 2005, quando revelou o esquema, Jefferson diz que Lula não sabia de nada.
Para criticar o trabalho do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, o advogado citou o fato de três ex-ministros de Lula estarem na acusação, entre eles José Dirceu (Casa Civil).
"É claro que sua excelência [o procurador] não pode aqui afirmar que o presidente da República fosse um pateta, fosse um deficiente, que sob suas barbas, estando acontecendo essas tenebrosas transações atribuídas àquele ministro da Casa Civil [Dirceu], ele não sabia de nada.
Segundo Barbosa, Lula é 'safo' (esperto): "Não só sabia, digo eu, como ordenou o desencadeamento de tudo isso. Aqueles ministros eram apenas executivos dele".
Jefferson, que foi cassado na Câmara pelo caso, é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
A acusação diz que ele recebeu mais de R$ 4 milhões do PT em 2004 para apoiar o governo.
O advogado diz que o dinheiro era para pagar despesas de campanhas.
Segundo ele, A Procuradoria tornou Jefferson réu com o objetivo de silenciar o delator do esquema.

Resposta

A assessoria de imprensa de Lula disse que ele não se manifestaria sobre as acusações.
O líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto, chamou o advogado de "desqualificado".
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse em junho que era atacado por gente que estava "morrendo de medo do julgamento do mensalão".

Por Folha