Belém terá ônibus de graça no dia 27
No dia 27 de fevereiro, domingo, usuários de ônibus não precisarão pagar a passagem. Este será o primeiro domingo de aplicação da Lei Municipal 8.779, que obriga as empresas de ônibus a oferecer o serviço gratuitamente em um domingo a cada mês. O projeto, de autoria do vereador Otávio Pinheiro (PT), foi aprovado pela Câmara no final do ano passado.
Segundo a superintendente da CTBel, Ellen Margareth, a Companhia regulamenta até o próximo dia 22 o calendário da gratuidade e a ordem de serviço para que as empresas coloquem à disposição toda a frota para circular nesses domingos específicos. Para garantir que a lei seja cumprida, a CTBel fiscalizará pontos estratégicos da cidade. "Agentes da CTbel vão estar na Avenida Assis de Vasconcelos e Avenida Almirante Barroso. Também teremos pontos de fiscalização em Outeiro e Icoaraci", avisa Ellen Margareth.
Ela informou também que a CTBel emitiu uma ordem de serviço na última terça-feira (15), transmitida ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (SetransBel) ontem, na qual informa a data do primeiro domingo de gratuidade. De acordo com a assessoria de comunicação do SetransBel, não houve notificação sobre a data do primeiro domingo de gratuidade e que o sindicato só se pronunciará sobre o assunto quando for comunicado oficialmente.
PROJETO
O projeto que deu origem à lei municipal foi aprovado por unanimidade na Câmara em novembro do ano passado. Segundo a lei, "ficam as empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo de passageiros do Município de Belém, obrigadas, em um domingo por mês, a fornecerem os seus serviços de forma gratuita, com a mesma frequência dos demais dias".
Os usuários de ônibus estão divididos. Alguns comemoram a gratuidade, como o auxiliar técnico Thiago Ramos. "Gasto quase 10 reais de ônibus todos os dias e isso vai reduzir as minhas despesas", afirma. No entanto, há quem acredite que a lei vai prejudicar indiretamente os usuários. "Com certeza as passagens vão sofrer aumentos por conta disso. Além do mais, acho que essa gratuidade deveria ser em um dia de semana, porque domingo poucas pessoas pegam ônibus", observa a estudante Talita Rego.
Já o usuário Paulo Monteiro afirma que, em vez de ter ônibus gratuito uma vez ao mês, preferia poder contar com um serviço de melhor qualidade. "Hoje, contamos com um serviço de péssima qualidade, com ônibus sucateados e frota reduzida. Agora mesmo estou esperando o PAAR-Cidade Nova 6 há mais de meia hora", reclama.
Por O Liberal