|

Rebeldes líbios conseguem controle de cidade-chave

As autoridades líbias admitiram neste sábado (26) a derrota na estratégica cidade de Ajdabiya, de onde se retiraram após os bombardeios da coalizão internacional, segundo o canal Al Jazeera, que citou o vice-ministro de Relações Exteriores, Khaled Kaim. Mais cedo, o porta-voz dos rebeldes, Mustafa Geriani, já haviado afirmado que Ajdabiya, a 160 quilômetros ao sudoeste de Benghazi, estava sobre total controle da oposição.
Segundo a agência oficial Jana, uma fonte militar assegurou que a aviação de guerra francesa e as forças aliadas "cometeram nesta manhã um horrível massacre" em Ajdabiya e em seus arredores. De acordo com essa fonte, são centenas as vítimas desses ataques, entre elas mulheres e crianças. O canal árabe mostrou imagens das tropas rebeldes na entrada da cidade e vários veículos das forças de Kadafi destruídos pelos ataques aéreos aliados.
Durante a madrugada deste sábado os rebeldes conseguiram entrar na localidade depois de terem tomar o acesso pelo leste. Segundo a Al Jazeera, os rebeldes fizeram vários prisioneiros e mataram um número não preciso de combatentes das forças de Khadafi. Na sexta-feira (25), a aviação da coalizão internacional lançara sucessivos ataques sobre as posições das brigadas de Khadafi, que controavam o centro da cidade.
As forças rebeldes só podem avançar com o apoio da aviação internacional, já que a qualidade de seu armamento é consideravelmente inferior.

Por Época