|

Suplicy nega convite do PSOL e insiste em prévias no PT

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) confirmou nesta segunda-feira que foi convidado pelo PSOL para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2012 pela legenda socialista. No entanto, ele afirmou que não aceitou o convite e defendeu a realização de prévias no PT para definir o candidato do partido nas eleições municipais.
O convite do PSOL, segundo Suplicy, partiu do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e do presidente municipal da sigla em São Paulo, Carlos Giannazi.
"Eu disse a eles que eu sou filiado ao PT desde a fundação, em 10 de fevereiro de 1980, e não considero sair do Partido dos Trabalhadores", disse Suplicy. Segundo o senador, existe a possibilidade de que o PSOL apoie o PT na disputa municipal caso seja ele o candidato. "Eles disseram que, se eu vencer a prévia, eles podem fazer uma consulta aos militantes para saber se me apoiam nas eleições", afirmou.
 
EXEMPLO

Essa não é a primeira vez que Suplicy defende a realização de prévias em vez do comum consenso na escolha de candidatos do partido. Em 2002, ele foi derrotado pelo então futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva na escolha do candidato do partido à Presidência da República.
Em 2010, chegou a defender eleições para definir o nome que concorreria ao governo do Estado, mas acabou desistindo e cedendo a candidatura a Aloizio Mercadante, que foi derrotado por Geraldo Alckmin (PSDB).
De acordo com o senador, porém, o cenário agora é diferente. "Em 2010, a direção estadual reuniu-se e todos os presidentes fizeram apelo a mim para que eu desistisse de ser pré-candidato, porque assim o Aloizio [Mercadante] poderia ser candidato, e com isso a Marta [Suplicy] poderia ser a candidata ao Senado, como acabou sendo e foi eleita. Mas agora a circunstância que aconteceu em 2010, não está existindo."
 
AGENDA
 
Durante o recesso parlamentar --que vai até agosto--, Suplicy tem intensificado sua agenda de compromissos na capital paulista. Nesta segunda-feira, participou da inauguração de uma "bicicloteca" --projeto itinerante de incentivo à leitura-- na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no centro de São Paulo. À noite, esteve em um ato da comunidade negra em homenagem a Luislinda Valois Santos, a primeira juíza negra do Brasil.
Na quinta-feira de manhã, o senador petista tem encontro marcado com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Ele promete cobrar satisfações sobre o fato de que, segundo ele, nem todas as famílias que cumprem os requisitos para receber o Bolsa Família no município estão sendo beneficiadas.
Durante a semana, ele ainda tem econtro marcado com o secretário de Desenvolvimento Social do governo estadual, Rodrigo Garcia.

Por Folha