|

Filho de Gaddafi é capturado por rebeldes na Líbia

Um dos filhos do ex-ditador Muammar Gaddafi, Mutassim Gaddafi, foi detido pelas forças rebeldes líbias nesta quarta-feira, informou um dos chefes do Conselho Nacional de Transição (CNT), o coronel Abdullah Naker. "Ele foi preso hoje em Sirte", confirmou o militar.
A captura ocorreu no bairro chamado "O Dólar", na cidade de Sirte, que fica a 360 km a leste da capital, Trípoli.
Mutassim foi detido durante uma investida realizada por um esquadrão da brigada "El Ahrar", das forças rebeldes.
Após ser capturado, o filho de Gaddafi foi enviado de avião para a cidade de Benghazi, no leste do país, segundo informou outro porta-voz do novo regime, Abdelkarim Bizama.
Mutassim, 36, é o quinto filho de Muammar Gaddafi e foi seu conselheiro de Segurança antes da queda do regime.
Ao ser encontrado, ele estava armado e tentava escapar da cidade, segundo fontes do novo regime líbio. Há dois dias, os partidários de Gaddafi foram encurralados em Sirte pelas tropas rebeldes.
A detenção do filho de Gaddafi ocorreu apenas 24 horas depois das prisões de outros dois familiares do ex-ditador, também em Sirte: Sayed Gaddafi Eddem e Mohamed Omar Gadafi el Gohsi.
Centenas de pessoas, incluindo mulheres e crianças, foram às ruas para comemorar a notícia da prisão de Mutassim. Elas ocuparam a praça Verde, rebatizada de praça da Libertação. Em diversas ruas da cidade, motoristas buzinavam em comemoração.
Muammar Gaddafi e seu filho Saif al Islam, estão foragidos desde a queda de Trípoli em 23 de agosto. Outro filho, do ex-ditador, Saadi, fugiu para o Níger.

Por Folha